O Que É A Moradia Assistida Em Sp
casa de recuperação para mulheres
O público alvo é bastante abrangente e não se limita somente àqueles recém saídos de internação. Mesmo havendo uma programação terapêutica coletiva, há também uma programação específica para as necessidades individuais, tendo em vista os freqüentes transtornos associados à dependência química e, eventualmente, apoio de acompanhante terapêutico quando necessário para atividades externas individuais. A Clínica De Recuperação Restituindo Sonhos possui diversos programas e métodos que visa o tratamento eficaz do dependente químico, como atendimentos domiciliar, vagas semi social para pacientes com baixa renda, oferecendo até 50 % de desconto em algumas internações e as moradias assistidas. Este tipo de sistema ajuda o paciente aliviar o isolamento social, aliviando alguns transtornos mentais, desmistificando o modelo em que o paciente ou o dependente é visto pela sociedade como um doente. As moradias assistidas são apresentadas como uma casa, tendo utensílios domésticos, móveis e o conforto de um lar.
O sucesso obtido na aplicação do Programa Terapêutico da Casa Liberdade é fruto da experiência de uma equipe multidisciplinar. Todas as nossas saídas são acompanhadas e supervisionadas para que a pessoa crie segurança e não se coloque em risco. Trabalhando elementos como por exemplo a responsabilidade de cada acolhido com o espaço, com os demais, e sobretudo consigo mesmo.
O tratamento mais indicado para a dependência química e o alcoolismo, bem como outras doenças relacionadas é a internação em uma clínica de recuperação para dependentes químicos/comunidades terapêuticas, onde ele receberá toda a atenção psicoterapêutica profissional para tratar de sua doença em sua totalidade. Reunimos nesta seção as principais dúvidas que nossos visitantes de Casa Branca costumam ter acerca do tratamento da dependência química, alcoolismo e outros transtornos, realizados em nossas clínicas de recuperação e reabilitação de dependentes químicos em São Paulo. Uma Casa de Recuperação (ou moradia assistida) é uma excelente opção de tratamento para dependentes químicos e alcoólatras. É um local para morar com segurança e cuidados especiais de profissionais da área da saúde altamente especializados no assunto. É a melhor ferramenta para ajudar a pessoa que esteja enfrentando problemas com vícios em álcool, ou em outras drogas. O quadro de profissionais pode variar dependendo da clínica de reabilitação escolhida.
A INSTITUIÇÃO ABRAÇO tem como objetivo o resgate da cidadania e a defesa dos direitos sociais do dependente químico através do Centro Terapêutico e da Moradia Assistida. O auto conhecimento é fundamental para a compreensão do cliente sobre a sua condição, seus limites em relação às suas tendências e inclinações. Através de exame mental, a avaliação psiquiátrica e fundamental para diagnostico da situação mental.
Os moradores geralmente desenvolvem fortes laços psicológicos e sociais e têm sido referidos como “ famílias alternativas”, evocando, assim, o conceito antropológico de parentesco fictício. Os resultados tanto quantitativos quanto qualitativos sugerem vários desfechos positivos deste modelo desde diminuição de custos de tratamento a longo prazo, maior taxa de manutenção da recuperação até a maior individuação e aquisição de valores outrora perdidos com a fase da adicção ativa. Assim sendo, este modelo mostra-se um importante recurso terapêutico a ser agregado na construção da rede de equipamentos já existentes para o tratamento da dependência de álcool e outras drogas.
A fase de desintoxicação (lembrando que as moradias no Brasil e fora do Brasil raramente aceitam pacientes intoxicados). O custo diário por residente era em torno de R$ 20,00 por dia, incluindo refeição, medicações utilizadas, recursos humanos e gastos com telefone, água e luz da moradia. Existia ainda contribuições de voluntários da comunidade através de alimentos, roupas e outros donativos para os residentes.
É necessário escolher bem a instituição, o Instituto Abraão oferece todo apoio psicológico para o paciente e para a família, além de ter um tratamento adequado para todo tipo de dependência química. Na transição entre a internação e a vida em sociedade, o dependente químico encontra uma série de dificuldades, havendo também o natural receio dos familiares e amigos da ocorrência de recaídas, pois pode se deparar com situações de risco e gatilhos para uso. Tratar qualquer dependência química é difícil, trabalhoso, e o paciente precisa de muito apoio neste momento, tanto de uma equipe especializada no assunto quanto da família e amigos. Apesar disso tudo, o tratamento visa mostrar que os resultados serão muito mais positivos e que durarão no futuro a frente. A Casa Liberdade é uma instituição que tem como objetivo primordial a recuperação integral do ser humano, focando nos males causados pelo álcool e outras drogas.
O PTS é um conjunto de intervenções terapêuticas que têm como objetivo facilitar o acesso do cliente as atividades terapêuticas individuais ou grupais de necessidades especificas e monitorarando o seu desenvolvimento no tratamento. O objetivo de nossas clínicas de recuperação é reabilitar vidas, resgatando a saúde em todos os aspectos de cada paciente alcançando resultados positivos. Como uma doença biopsicossocial, ou seja, afetando aspectos biológicos, psicológicos e sociais, o tratamento para dependência química deve atingir estas três áreas em sua totalidade, com apoio de profissionais especializados, como médicos psiquiatras, psicólogos e terapeutas. Conheça nossas clínicas de reabilitação para dependentes químicos e alcoólatras mais próximas de sua localização. A dependência química é um problema social, que envolve, muitas vezes, o grupo de convívio do paciente. O desgaste social e emocional de ter um familiar dependente pode gerar muitas fissuras na estrutura de um lar.
Para maiores informações sobre essa ou outras unidades, entre em contato com a nossa central, sobretudo para saber mais a respeito de valores e disponibilidade de vagas. Aqui dispomos de duas de nossas unidades de moradia assistida em São Paulo para sua análise. Continuidade após tratamentos de imersão como as internações em clinica de reabilitação, bem como os tratamentos ambulatoriais, hoje mais comuns via CAPS AD. Listamos aqui os benefícios de uma e de outra opção para que de fato você consiga avaliar a diferença e entender qual a melhor maneira de tratamento. Não surtiu resultados, deve migrar para tratamentos alternativos, como a ibogaína, CBD, ahyuasca e tantos outros disponíveis no mercado para esse fim. A administração da casa fica inicialmente sob os cuidados de voluntários, sendo auxiliado por uma equipe variada a qual pode incluir assistente social, enfermeiras, terapeutas ocupacionais e médicos, dependendo do tipo de programa (Budson, 1978; Golomb & Kocsis,1988).
